quarta-feira, 2 de novembro de 2011

Meia hora a mais, ... feriados a menos, ...


Continuo a pensar que meia hora a mais de trabalho por dia não vai resolver nada, ou quase nada! Seria preferível reduzir os dias de férias, voltando dos atuais 25 dias para os 22 dias, ou até mesmo definir como 20 dias de direito a férias, o que seriam quatro semanas completas de férias. Outra medida, e já muito falada, seria a redução do número de feriados do ano. Se somos um país laico, porque é que temos feriados religiosos? E sendo religiosos, porque é que são só feriados ligados ao cristianismo? Será por tradição?
Um dos feriados que não querem que acabe é o dia 10 de Junho, dia de Portugal e de Camões e das Comunidades. Pergunto: - Porquê o 10 de Junho e não o 11 ou o 9? Terá sido o 10 de Junho um dia importante na história de Portugal? Pelo que sei, nesse dia, terá morrido Luís de Camões. Será correcto chamar a este dia, Dia de Portugal?
Dia de Portugal deveria ser o 5 de Outubro. Não por ser o dia da implantação da republica, mas, principalmente, por ter sido nesse dia assinado o Tratado de Zamora (5 de Outubro de 1143). Foi neste tratado que ficou estabelecida a independência do reinado de Portugal em relação a Castela e Leão. Ou seja, os condados nossos vizinhos, reconhecem neste tratado a soberania de Portugal.  Este sim deveria ser o Dia de Portugal. Mas claro, a Constituição da Republica Portuguesa diz logo no seu artigo 1º que Portugal é uma República, … ia agora comemorar um dia monárquico!? Nem pensar! Comemora-se o 5 de Outubro por ser o dia da implantação da Republica (1910). Dia de Portugal é 10 de junho, dia importante na história da nação. 
Com todo o respeito que Camões merece, o dia da sua morte não será mais importante que o dia 5 de Outubro de 1143. Disto tenho a certeza.

Nenhum comentário:

Postar um comentário