domingo, 15 de janeiro de 2012

O valor do Ouro

Li hoje no JN uma notícia que dava conta da venda de ouro a uma loja (http://www.jn.pt/PaginaInicial/Seguranca/Interior.aspx?content_id=2241367), por um menor que o havia roubado aos pais. A loja em causa, pagou ao menor menos de metade do valor real do ouro, não foi pedida a identificação ao menor nem lhe foi passado qualquer recibo. Uma autentica ilegalidade.

Tem-me feito alguma confusão a forma como abrem estas lojas. Quem já não reparou na abertura de lojas deste género em ruas bem movimentadas das nossas cidades? Não sei se há legislação própria para este negócio. O que sei é que, pelo que foi noticiado, os proprietários destas lojas são, na sua maioria, uns oportunistas que se aproveitam do valor actual de mercado do ouro para o comprarem por valores muito baixos e assim ganharem muito dinheiro.
Estou certo, que, muitas das pessoas que se dirigem a uma loja deste ramo para se desfazerem de ouro, por vezes de valor incalculável, pois provem de heranças em que muitas das vezes são peças raras e únicas, não fazem a mínima ideia do valor que o ouro tem no momento.

Os motivos para que alguém se desfaça de peças de ouro, quer sejam peças vulgares ou peças raras, podem ser das mais variadas razões. Não me baseando em nenhum estudo, penso que a razão principal será a falta de liquidez das famílias portuguesas. Vender o ouro é uma forma rápida de realizar dinheiro, e muitas das pessoas nem se preocupam em saber qual a cotação do ouro nesse momento. O que sabem, por vezes, é quanto lhes custou esse bem e se conseguirem algum dinheiro a mais para além do seu custou, já é bom.

Vejamos o gráfico que nos mostra a subida vertiginosa que o ouro sofreu nos últimos 5 anos. Em 2007 o valor da grama do ouro era de cerca de 15 euros, passados 5 anos o valor é de aproximadamente 43 euros. Aqui está a razão da abertura de tantas lojas. Qualquer pessoa sabe que 43 é quase três vezes mais que 15. Em 5 anos o preço do ouro quase triplicou.






Fonte: http://www.goldprice.org/



Se alguém tiver interesse, poderá, no site referenciado como fonte, pesquisar o valor do ouro em anos anteriores. A questão é mesmo esta, será que as pessoas que se deslocam a estas lojas têm a noção do valor actual de mercado do ouro? Temo muito que não.

Nenhum comentário:

Postar um comentário