quarta-feira, 21 de junho de 2017

A tragédia de Pedrogão Grande

A tragédia que se tem vivido na zona de Pedrogão Grande, com o incêndio que provocou varias mortes, e que se estendeu a todo país, pela dor e pelo sofrimento de todos aqueles que não conseguem ficar insensíveis a  tamanha tragédia, deverá ser averiguada para que se possa condenar os responsáveis. 
É de louvar a solidariedade que se tem visto de norte  a sul do país, das ilhas e de vários países. É de louvar, também, a atitude e coragem dos bombeiros. Mesmo sabendo do risco que correm, não desarmam, nem viram as costas a todos aqueles que necessitam da sua ajuda. Para eles um MUITO OBRIGADO.
Nas imagens iniciais que começaram a ser difundidas pela comunicação social sobre as mortes, viam-se viatura completamente queimadas no meio de uma estrada com árvores plantadas a centímetros do asfalto. Pergunto-me como é possível, uma estrada, não ter uma faixa de segurança, de corta fogo?  Estará que aqui está a principal causa das mortes? Incêndios, temos todos os anos no verão sem que haja tragédias de tão grande dimensão. Se fosse obrigatório (não sei se já o é) deixar uma faixa de segurança de alguns metros das estradas, certamente estas pessoas não morreriam queimadas, as chamas não chegariam à faixa de rodagem. 
Quem é responsável pela autorização, ou fiscalização das árvores  plantadas junto a uma estrada? Aquela que poderia ser a via de fuga e salvação destas pessoas, foi a armadilha para a sua morte. 

Não tenho dúvidas, se, por exemplo, não houvessem árvores a  20 metros de cada lado da estrada, muitas destas pessoas, ou mesmo todas, estariam vivas!.. 

MUITO OBRIGADO AOS BOMBEIROS E A TODAS AS PESSOAS QUE SE SOLIDARIZARAM COM ESTA TRAGÉDIA. 

sexta-feira, 16 de junho de 2017

Crise em Angola?!

Crise económica em Angola?! Ao que parece, os cofres de Angola não andam assim tão mal! Uma noticia do Sol diz que foi apresentado, pelo MPLA, um Projecto de Lei para aprovação na Assembleia Nacional que torna um ex-presidente em "Presidente da República Emérito". Diz, na mesma noticia, que o presidente fica com 90% do vencimento que tinha como presidente e o cônjuge com 70% desse vencimento. Olha, esta medida era boa para o ex-presidente Cavaco, ele que andava preocupado com a reforma... Ficará ainda, o ex-presidente de Angola, com imunidade criminal e civil, entre outras regalias! 
Ter um bom vencimento - é justo! 
Ter segurança privada - é justo!
Ter imunidade criminal e civil ... !!!!! Porque será?

Como o MPLA tem maioria na Assembleia, a lei irá ser aprovada. Veremos!