É de louvar a solidariedade que se tem visto de norte a sul do país, das ilhas e de vários países. É de louvar, também, a atitude e coragem dos bombeiros. Mesmo sabendo do risco que correm, não desarmam, nem viram as costas a todos aqueles que necessitam da sua ajuda. Para eles um MUITO OBRIGADO.
Nas imagens iniciais que começaram a ser difundidas pela comunicação social sobre as mortes, viam-se viatura completamente queimadas no meio de uma estrada com árvores plantadas a centímetros do asfalto. Pergunto-me como é possível, uma estrada, não ter uma faixa de segurança, de corta fogo? Estará que aqui está a principal causa das mortes? Incêndios, temos todos os anos no verão sem que haja tragédias de tão grande dimensão. Se fosse obrigatório (não sei se já o é) deixar uma faixa de segurança de alguns metros das estradas, certamente estas pessoas não morreriam queimadas, as chamas não chegariam à faixa de rodagem.
Quem é responsável pela autorização, ou fiscalização das árvores plantadas junto a uma estrada? Aquela que poderia ser a via de fuga e salvação destas pessoas, foi a armadilha para a sua morte.
Não tenho dúvidas, se, por exemplo, não houvessem árvores a 20 metros de cada lado da estrada, muitas destas pessoas, ou mesmo todas, estariam vivas!..
MUITO OBRIGADO AOS BOMBEIROS E A TODAS AS PESSOAS QUE SE SOLIDARIZARAM COM ESTA TRAGÉDIA.